Paradigmas de programação: o que são e como aprender

Da mesma forma que Engenheiros de Software propõem metodologias diferentes para desenvolvimento de sistemas, diferentes linguagens possuem diferentes paradigmas de programação. Os paradigmas são definidos muitas vezes pelo que permitem ou não permitem que uma linguagem realize. Por exemplo, a linguagem Pascal é uma linguagem estruturada, e por esse
motivo não permite a criação de objetos, característica exclusiva de linguagens que seguem o paradigma Orientado a Objetos. Como a maioria das atividades que fazemos no dia a dia, programar também possui modos diferentes de se fazer.

Tudo vem dos primórdios do cálculo de newton, onde ele utilizava o conceito de f(x) para definir um cálculo e ser reutilizado dentro da equação indefinidamente. Foi algo utilizado pela nossa Lady Lovelace para executar a máquina de Babbage (na teoria), utilizado pela Grace Hopper para criar os compiladores e hoje integra linguagens famosas de programação. O paradigma orientado a objetos tem uma grande preocupação em esconder o que não é importante e em realçar o que é importante.

Programação Imperativa de Fluxo de Dados

Apesar de existirem vários paradigmas, é possível citar seis que são considerados principais, pelo seu uso em maior escala, já que estão ligados a linguagens que são muito utilizadas hoje. Como mencionado anteriormente, paradigmas são padrões replicáveis, e no caso da programação, têm relação com a https://tripleten.com.br/blog/paradigmas-de-programacao-o-que-sao-e-quais-os-principais/ construção e estruturação dos códigos de cada linguagem, a depender do objetivo daquela programação. Paradigma de programação, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma linguagem de programação como C, Java, ou Python, mas sim uma maneira de classificar as linguagens, uma metodologia.

  • Esse paradigma é pouco utilizado em aplicações comerciais, seu uso se dá mais na área acadêmica.
  • Em vez de especificar a ordem na qual as operações são executadas, o programador especifica as relações entre os elementos de dados e o programa determina automaticamente a maneira mais eficiente de processar os dados.
  • Na programação declarativa, o programador especifica um conjunto de restrições, propriedades ou regras que descrevem o problema e deixa para o sistema encontrar uma solução que satisfaça essas restrições.
  • Mas foi no final da década de 50 com o surgimento da linguagem LISP que o paradigma funcional foi aplicado pela primeira vez.

Sendo assim, o paradigma funcional é bastante indicado nos casos em que há matemática envolvida diretamente na programação. Enquanto os estados são descritos pelas classes como atributos, a forma como eles se comportam é definida por meio de métodos. Como dito acima, os https://tripleten.com.br/ são, antes de tudo, um meio de qualificar a linguagem com base em sua funcionalidade. Além disso, manter o mesmo paradigma determinará o objetivo da pessoa que trabalha com programação sobre a composição da estrutura e execução do sistema. Isso permite que as técnicas adequadas sejam utilizadas no projeto em questão. Tanto um carro quanto uma motocicleta são classes cujos objetos podem acelerar, parar, acender o farol etc, pois são coisas comuns a automóveis.

Paradigma orientado a objetos

E a programação lógica é mais adequada para projetos que exigem raciocínio lógico e resolução de problemas complexos, como sistemas de inteligência artificial e jogos. Em resumo, Python é uma linguagem de programação versátil que suporta vários paradigmas de programação. Ao dominar os diferentes paradigmas, você terá a flexibilidade para resolver uma ampla gama de problemas de programação. Esperamos que este guia completo para iniciantes tenha fornecido uma visão geral dos principais paradigmas de linguagem de programação em Python e que você esteja pronto para explorar e aplicar esses conceitos em seus projetos futuros. É um paradigma de programação baseado no conceito de chamadas de procedimento, em que as instruções são estruturadas em procedimentos (também conhecidos como sub-rotinas ou funções).

O código em OO pode ser tornar mais extenso do que em outros paradigmas, mas também pode ficar mais organizado. Uma das indicações é conhecer e aplicar os princípios SOLID e Padrões de projeto (Design Patterns), os quais contribuem para códigos mais elegantes e um melhor uso de OO. Em continuidade ao exemplo de código procedural,
a necessidade agora é fazer a soma dos números pares, ímpares e primos de um determinado intervalo, e apresentar o resultado.