Esquecimento na Pré- adolescência

Um dos primeiros sinais do surgimento da pré-adolescência é o esquecimento.

“Esqueci-me de fazer o dever de casa.”
“ Eu sei que você assinou a autorização, mas esqueci de entregar. ”
“Alguém ligou para você, mas não sei quem foi. ”
“Como você quer que eu me lembre de copiar tudo na escola?!”

No início tentamos compreender, afinal todos nós já nos esquecemos de algo. Mas, à medida que os esquecimentos se tornam constantes, começamos a ficar frustrados e ansiosos. 


A cabeça do pré-adolescente está tão preocupada com outros assuntos que são mais importantes e reais para eles, que,  realmente, se esquecem. Será que sou legal? Estou gorda? Será que vou ficar alto e forte? Sou bonita? Por que minha perna dói? Meu avô está doente? Por que aquela professora está me marcando?  Por que meus pais dão tudo para minha irmã? 


Por causa da ansiedade sobre si mesmo e o mundo ao seu redor, lembrar-se de uma autorização dos pais ou de dar um recado é simplesmente impossível. Esta ansiedade diminui ao final da pré-adolescência, mas nos deixa loucos enquanto não acaba. Podemos ajudar aqueles que esquecem. Primeiro entendendo que eles não esquecem de propósito, segundo podemos usar alguns lembretes criativos em vez de ficar dando broncas. 


Muitas escolas pedem que os alunos carreguem muitos materiais como agendas, livros, cadernos variados, trabalhos… Se a escola do seu filho pede isso, confira-os todo dia. Estimule seu pré-adolescente a fazer uma lista do que vai precisar no próximo dia e o que precisa fazer hoje. Em alguns casos também é necessário determinar um tempo para cada tarefa. Confira se a tarefa foi concluída e ao final use uma caneta de cor forte e faça uma linha no fim da folha, para  marcar que acabou.

E, finalmente, não hesite em relembrá-los de seus compromissos do dia e dos horários e datas importantes. 


Quando estes mesmos pré-adolescentes estavam aprendendo a andar, você  segurava suas mãos e os ajudava. Agora estão aprendendo uma quantidade enorme de outras tarefas e novidades, eles ainda precisam de sua ajuda, não física, mas psicológica; 


Eles precisam saber que você estará ao lado, por um ano ou menos,  até eles estarem prontos para assumir suas responsabilidades como adultos.

SANDRA APARECIDA DE SOUZA/PSICÓLOGA